Homem da Meia Noite - Carnaval 2015

Olá seguidoras de plantão!!!

Estamos na semana de carnaval e não poderia deixar de passar aqui sem falar da tradição da minha cidade.
E para quem não sabe, resido em Olinda/PE, sou apaixonada pelo Carnaval. 

E vamos falar do gigante (O Homem da Meia Noite):






"Fundado no dia 02 de fevereiro de 1932, pelos senhores Benedito Bernardino da Silva, Sebastião Bernardino da Silva, Luciano Anacleto de Queiroz, Cosme José dos Santos, Manoel José dos Santos e Eliodoro Pereira da Silva. 

Alguns admiradores, historiadores e parentes dos fundadores retratam duas versões sobre a origem desse símbolo cultural, dessa figura mística e encantadora.


A 1ª versão; conta a sabedoria popular, que Luciano Anacleto de Queiroz, era um apaixonado pela sétima arte. Em um belo dia de domingo foi ao cinema assitir a um filme “O ladrão da meia noite”. Era a história de um ladrão de classe, que saía de um relógio sempre a meia-noite, cada dia de um lugar diferente, causando pânico na cidade. Impressionado com o personagem do filme, Aanacleto resolveu homenageá-lo criando o Homem da Meia Noite.

A segunda versão, retrata a história de outro fundador, o marceneiro Benedito Bernardino, autor oficial do Hino do Homem da Meia Noite que junto com dois amigos de profissão da comunidade do Bonsucesso deu vida ao calunga mais famoso do Brasil. Conta-se que Benedito ficava madrugada adentro em frente a sua residência compondo músicas carnavalescas, na Estrada do Bonsucesso. 
Nos finais de semana especialmente do sábado para o domingo, Benedito começou observar que um homem forte, alto e elegante trajando sempre cores verdes e branca com chapéu preto, com um dente de ouro o cumprimentava com um aceno e um belo sorriso. Desconfiado, pois aquele homem passava nos finais de semana, quase sempre a meia noite, fato incomum nos anos 30 na velha Marim dos Caetés.
Intrigado, Benetido resolveu segui-lo e descobriu que o homem era um apreciador das belas mulheres, pulava escondido as janelas das donzelas da cidade para namorar. Voltando pra casa muito surpreso com sua descoberta, lhe veio a idéia de homenagear tal figura , o "Dom Juan" das madrugadas olindeses.
Qual a verdadeira versão, não se sabe ,a verdade é que o gigante da meia noite arrasta milhões de foliões durante os seus desfiles; e sua saída apoteótica é tradição nos sábados de Zé Pereira.
Seus presidentes:

1932-Manoel Joaquim dos Santos
1935-Sebastião Bernardino da Silva
1938- Isnar Colombo
1945- Jovelino Franscisco de Barros
1955-Benedito Bernardino da Silva
1956-Valdemar Frazão
1957-Isnar Colombo
1962- Edilázio Mendes
1969-Junta Governativa
1971-Isnar Colombo
1979-Junta Governativa
1980-José do Cebo
1982-Hermes Cristo
1983-Iran Veiga
1984-Cláudio José Soares
1985-Luiz Bezerra de Melo Neto
1987-Ivan Lopes da Silva
1991-Tárcio Botelho e Silva
2002-Sílvio Botelho (interino)
2002- Luiz Adolpho Alves e Silva.




Homem da Meia Noite 2015.

Até o próximo post pessoal!!!
0

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Blog Flor de Carambola - 2015 - Todos os Direitos Reservados